Ângela Lygia Parodi Scavone nasceu em Bragança Paulista, no dia 8 de junho de 1933. Seus pais itatibenses, Francisco Giaretta Parodi e Antônia Rampazzo Parodi, residiram, durante alguns anos, no vizinho município de Bragança Paulista por motivo de trabalho, mas em seguida voltaram a morar em Itatiba, Lygia teve três irmãos: Nicolau Vinicius, Adriano e Fernando. Casou-se com Roque Scavone e teve quatro filhos: Rogério, Mônica, Renato e Raquel.
Lygia cursou o Primário no Grupo Escolar Júlio César, o Colegial Científico no Colégio Progresso e no Diocesano de Santa Maria em Campinas e o Curso Superior de Pedagogia e Orientação Educacional na Universidade Católica de Campinas, pós-graduação em Administração Escolar pela Universidade Metodista de Piracicaba e Mestrado em Educação pela Universidade de Campinas - UNICAMP.
Iniciou sua vida como professora em São João da Boa Vista, em 1956. Em Itatiba, ministrou aulas na Escola Estadual Manuel Euclides de Brito e na EMEF Francisco Rodrigues Barbosa, lecionando Matemática, Biologia, Psicologia e Sociologia Educacional.
A convite do então prefeito Erasmo Chrispim, participou da criação e foi diretora da Escola Normal Municipal de Itatiba (1966/1971). Foi orientadora Educacional do Colégio Técnico de Jundiaí. Aprovada em concurso público como Diretora Efetiva do Ensino Estadual exerceu a direção de escolas nos municípios de Taipas, Artur Nogueira e Valinhos. Em Itatiba foi diretora da Escola Estadual "Ivony de Camargo Salles".
Foi professora em cursos superiores de Psicologia, Letras, Estudos Sociais e Ciências, todos da Universidade São Francisco, onde também exerceu as funções de Chefe do Departamento de Educação e Supervisora de Estágio dos Cursos de Licenciatura.
Foi membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, da Associação Brasileira de Sociologia e da Associação Nacional de Professores da Administração Escolar. Foi uma das fundadoras da APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itatiba e da SIBES.
Por iniciativa do prefeito José Roberto Fumach, foi designada como responsável pelo Fundo Social de Solidariedade. Em sua homenagem, o local utilizado pelo grupo da Terceira Idade em Itatiba foi denominado "Espaço de Convivência Ângela Lygia Parodi Scavone".
A Profª. Ângela Lygia Parodi Scavone nos deixou aos 62 anos de idade, depois de grave enfermidade, em 30 de Maio de 1996, sendo sepultada no Cemitério da Saudade. Posteriormente, alunos da Faculdade de Psicologia Filosofia Ciências e Letras de Itatiba homenagearam a professora dando seu nome ao Centro Acadêmico da Faculdade.
Em 1º de Dezembro de 1999, a Prefeitura Municipal rende justa homenagem a essa ilustre professora dando o seu nome a nossa escola que foi inaugura em 29 de Abril de 2000 entre os Núcleos Residenciais "Abramo Delforno" e "João Corradini I e II".
Texto extraído do Livro: Mulheres da História de Itatiba de Lucimara Rasmussen Gabuardi e Luiz Clério Manente.
Abaixo fotos cedidas pela família.
A D. Lígia foi minha professora de Didática na Faculdade de Psicologia........ Grande pessoa.. Grande Mulher
ResponderExcluirnao a conheci mas seria um prefilegiu conher a mulher do grande nome ela nao esta mais aqui mas lhe dou os parabens por tecido uma grande mulher que eu teria praser em conhecer e ser aluna...
ResponderExcluirola galera sou a Thalissa uma aluna da escola angela lygia do periodo da tarde a mensagem que vcs leram do anonimo foi eu que escrevi mas como tive outra oportunidade escrevo novamente estou estudando nessa escola 4 anos gosto muito se pudesse estudaria des do inicio gostaria muito ter conhecido a angela lygia mas como nao pude so ouço os comentarios e leio suas historias que sao muito boas parabens a escola pelo grande trabalho que faz e a angela lygia pela pessoa que foi.BJS ate mais em............
ResponderExcluir